Minha lista de blogs

domingo, 13 de novembro de 2011

CONSTRUÇÃO DE CISTERNAS DE PLACAS DE CIMENTO EM TEJUÇUOCA


Quero aqui ressaltar e parabenizar ao amigo Amilton Camelo que através da antiga ACOMTE e hoje CADESC com recursos do PACS do Governo Federal vem há muito tempo trabalhando para beneficiar famílias carentes do município de Tejuçuoca

As cisternas de placas de cimento para a captação de água da chuva representam uma solução de acesso a recursos hídricos que provoca grandes e importantes impactos nas condições de vida da população da região do semi-árido brasileiro. Elas são destinadas à população rural de baixa renda que sofre com os efeitos das secas prolongadas, que chegam a durar oito meses do ano. Nesse período, o acesso à água normalmente ocorre por meio de barreiros, açudes e poços que ficam a grandes distâncias e possuem água de baixa ou baixíssima qualidade, provocando várias doenças e enfermidades nas populações que se vêem obrigadas a consumir água proveniente dessas fontes.

O Governo Federal, no intuito de minimizar os danos sociais causados pela falta de recursos hídricos na região do semi-árido, que afetam severamente o modo de vida e as condições de sobrevivência da população, tem apoiado e financiado diversas iniciativas inseridas no contexto mais amplo de implementação de políticas de convivência com o semi-árido. Representando parte desse esforço do Governo Federal, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS – tem atuado no apoio a projetos de construção de cisternas de uso familiar.

A região do semi-árido brasileiro reúne um conjunto de características climáticas, geo-morfológicas, econômicas e sociais peculiares, que resultam numa paisagem marcada pela dificuldade no acesso a recursos hídricos e pela resistência de sua população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário